domingo, 2 de janeiro de 2011

Oprah Winfrey e sua nova rede de TV: a OWN

Oprah Winfrey, através do programa de entrevistas que leva o seu nome, revolucionou a programação diurna na TV americana (o chamado daytime) e consolidou-se não apenas como a principal figura da televisão como também a mulher mais poderosa e influente dos Estados Unidos. Das 23 temporadas em que esteve no ar até hoje, 21 ocuparam o primeiro lugar nacional de audiência (um recorde), alcançando uma média semanal de 42 milhões de telespectadores só nos EUA.




Ao mesmo tempo em que a sua popularidade cresceu, Oprah expandiu a presença da sua marca em outras mídias e novas atividades econômicas. A partir do lema “Live your best live” (“Viva sua vida melhor”) e do trabalho da Harpo Productions (empresa de sua propriedade), foram lançados livros, revistas, programas de rádio, portais na Internet e filmes, gerando uma fortuna avaliada em US$ 2,7 bilhões e um amplo arcenal de conteúdos voltados para a melhora da qualidade de vida e da auto-estima do estadunidense em diversos setores: espiritualidade, saúde, moda e estilo, relacionamentos, casa e decoração, alimentação, entre outros.



Na TV, o “The Oprah Winfrey Show” tornou-se um ativo que nenhuma emissora com pretenções em consolidar-se na liderança do seu mercado local pode deixar de ter. Através da CBS Television Distribution, 215 emissoras nos Estados Unidos compram a atração para exibirem aos seus públicos (a partir do regime de syndication, ou seja, produção independente), enquanto 145 países adquirem o programa de Oprah pela CBS Television International (como é o caso, aqui no Brasil, do canal GNT).


Os executivos de todas estas estações ao redor do mundo aguardaram apreensivos o anúncio feito ao vivo por Oprah Winfrey no final da edição do seu show de sexta-feira, 20/11/2009. Naquele momento, a apresentadora oficializou a decisão de retirar sua atual atração do ar quando ela completar a sua 25ª temporada. Com isso, começa, como disse a própria Oprah, uma “contagem regressiva” que culminará com um último programa a ser transmitido no dia 9 de setembro de 2011.




Apesar de Oprah dar como justificativa apenas o fato dela acreditar de que esta era “exatamente a hora certa” de parar, na verdade existe um outro acontecimento importante que influenciou esta decisão: a sociedade que apresentadora fechou em 2008 com a Discovery Communications para o lançamento de uma nova emissora de televisão por assinatura, a OWN – The Oprah Winfrey Network. Não está descartada a possibilidade de Oprah apresentar uma atração em sua própria emissora, mesmo que com outro nome e com um formato menor e diferente. Sua equipe de produção, inclusive, já está trabalhando neste sentido.



Mesmo com previsão de ser lançado somente em janeiro de 2011 (para ocupar o lugar do Discovery Health), o canal OWN já está com uma página na Internet que apresenta os principais conceitos da sua marca, numa prova do extremo cuidado com que este projeto está sendo conduzido.



Tudo começa pelo nome da emissora, que possui um significado bastante interessante. A palavra own, em inglês, quer dizer “próprio”: um termo muito empregado dentro do discurso do canal que se propõe a conectar o telespectador com o “melhor de si mesmo”. Essa conexão se dará, por exemplo, através da apresentação de histórias reais de superação que irão motivar o público em suas próprias transformações pessoais, além de gerar um forte sentimento de reconhecimento (o que produz, num segundo momento, alta fidelização da audiência).

A assinatura visual da emissora investe nos tons claros e cítricos e se adapta de acordo com o contexto, no melhor estilo “avatar”. Independentemente da versão, nota-se que a ideia é valorizar as coisas simples presentes na vida ou no imaginário de qualquer pessoa, como a metade de uma laranja, uma flor ou mesmo o ninho de um pássaro.




Oprah é apresentada como a “força vital” da emissora e, através de uma programação variada e com 24h de duração, irá explorar e compartilhar tudo aquilo que ela mais gosta com o seu público. Além disso, mais que uma “rede de TV”, a OWN é descrita como uma “rede de pessoas”, numa indicação do peso da Internet (em especial das redes sociais) e de outras plataformas de comunicação dentro do plano de atuação desta nova estação.



Vale a pena acessar o site da OWN – The Oprah Winfrey Network para conferir mais sobre o conceito da emissora não somente através dos textos como também do vídeo que está na página inicial. Abaixo, confira o pronunciamento de Oprah feito no encerramento do seu programa de 20/11/2009 (postado por DrudgeReportUSA)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

AQUI SE COMPRA TUDO